BUSCA POR MATÉRIAS E PESQUISAS

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nesta quinta 22/10, servidores marcham em Brasília em defesa dos acordos

Nesta quinta 22/10, servidores marcham em Brasília em defesa dos acordos
Paralisação de 48 horas nos dias 15 e 16 teve adesão de 23 estados

Os servidores federais da base da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) voltaram a dar uma aula de mobilização nacional. Até o final da tarde de sexta-feira (16), vinte três estados (BA, CE, PE, RS, RO, RR, SE, ES, PR, SC, RN, MA, SP, RJ, DF, MT, AP, AC, AM, GO, PA, TO, MG), incluindo o Distrito Federal, enviaram boletins confirmando a paralisação de atividades de diversas categorias por 48 horas. Por telefone, e-mail, em fóruns de discussão, trabalhadores da Conab, AGU, Justiça, SPU, Incra, Agricultura, Fazenda, MTE, Cultura, Ibama, Dnit, Agências Reguladoras, Saúde, Datasus, Ciência e Tecnologia, relataram como foram os dois dias de paralisação, 15 e 16/10, promovidos em protesto contra o não cumprimento de acordos e compromissos por parte do governo.

O balanço positivo da mobilização nos estados é o termômetro da disposição dos servidores para a luta. A próxima demonstração de energia será dada no dia 22, próxima quinta, em Brasília, quando os servidores realizam uma marcha em defesa de seus acordos.

Caravanas - A Condsef convoca todas as categorias de sua base para estar em massa na Esplanada. Essa atividade será uma nova mostra do descontentamento dos servidores e insatisfação com o descumprimento de acordos. O envio de caravanas de todo o Brasil será nosso grande diferencial. Todas as categorias que buscam retomar o diálogo com o governo e ver seus acordos firmados devem participar.

"Queremos negociar o cumprimento dos acordos e compromissos firmados, mas governo vem tentando justificar que não há mais acordos até 2011", declara Rogério Expedito, da direção nacional da CUT. "No dia 22, quinta-feira, intensificaremos a pressão para que o governo rompa o silêncio e abra um processo de negocial efetivo. Servidores do Brasil inteiro estão mobilizados para lotar Brasília. De Minas Gerais, por exemplo, sairão 7 ônibus. Se o governo continuar irredutível, no dia 24, sábado, na plenária nacional da Condsef, a categoria votará indicativo de greve para o dia 10 de novembro, por tempo indeterminado", afirma Rogério.

Para a Condsef, o não reconhecimento de acordos e compromissos firmados revela um total desprezo e descaso com o acúmulo de debate dos desgastantes processos de negociação. "O servidor não vai aceitar passivamente que o governo finja que não acumulou debate nos espaços legítimos criados para negociar, gerando expectativas e muitas vezes, literalmente assinando embaixo", disse Josemilton Costa, secretário-geral da entidade.

Por isso, os servidores devem continuar mobilizados em seus estados e participando ativamente do calendário de atividades da Condsef e suas filiadas. "Temos que arrancar uma vitória pela pressão e mobilização, ou vamos ver essa política de Estado Mínimo e descaso com o servidor e o serviço público continuar a ganhar força", destacou Costa.

Nenhum comentário: